SOBRE

Toda a cidade possui indícios do passado invisíveis no presente, cujo acesso, na maioria das vezes, é possível apenas através da memória, acervos ou livros. Mas e se fosse possível aproximar as histórias da cidade para as pessoas que hoje nela habitam ou passeiam? O projeto “Onde está Desterro?” busca formar a consciência histórica dos cidadãos e turistas através dos espaços urbanos, possibilitando um tipo de interação divertida com o conteúdo histórico de Florianópolis, uma vez chamada Desterro. Trata-se de um jogo de investigação com o uso de QR Codes, no qual as pessoas podem, em 22 locais espalhados no Centro de Florianópolis, acessar imagens e textos históricos com o uso de tablets ou smartphones.

O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado facilmente com o uso de um celular equipado com câmera e convertido em um conteúdo. O código é gratuito. Já existem muitas cidades no mundo que utilizam o sistema de códigos para turismo interativo, como Lisboa (Portugal), Rio de Janeiro (Brasil), Nova York (Estados Unidos), entre outras. Eles dialogam com a perspectiva de história pública - public history - uma possibilidade de divulgar a história para um público amplo, não acadêmico.

Ao longo dos anos, as cidades enfrentam dilemas: o que preservar, o que destruir? O que lembrar, o que esquecer? O centro de Florianópolis é como um microcosmo do tempo que passou, local que centralizou muitos acontecimentos, pessoas e situações para a compreensão da história da cidade.

INTERVENÇÃO URBANA

Os códigos QR são espalhados pela cidade através de intervenções urbanas, adesivos e lambes-lambes. Os cartazes lambes foram especialmente utilizados como estratégia de divulgação por alguns países durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Eram uma forma de propaganda. Hoje são utilizados como uma linguagem urbana para comunicar ideias, eventos e pontos de vista.

EQUIPE

O núcleo do projeto é composto pela produtora criativa e idealizadora Júlia Albertoni, o programador inteligente Augusto Pedrollo e a designer criadora Isadora Machado. Para falar com a equipe do projeto, entre em contato pelo e-mail: ondeestadesterro@gmail.com

Paper Planes

Paper Planes é um conjunto de experiências e criações gráficas desenvolvidas por Isadora Machado em São Paulo. Ela que criou nossas artes e propostas de intervenção urbana, numa parceria de intercâmbios criativos.

LOTO

A LOTO é um estúdio de Arquitetura, espaço de criação, oficinas e acervo histórico localizado no Centro Histórico de Florianópolis. Eles que nos acolheram no dia de lançamento do projeto.

Corpo Espacial do Cinema

Corpo Espacial do Cinema

É um projeto de pesquisa coordenado pela Prof. Renata Rogowski Pozzo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC (Laguna-SC). Objetiva compor uma cartografia social das antigas salas de cinema de rua de Santa Catarina, buscando identificar as formas de sociabilidade urbana incitadas por elas no centro das cidades catarinenses ao longo do século XX. O projeto nos auxiliou compartilhando pesquisas e saberes importantes sobre a história da cidade.