Começaram os vestibulares!

ATENÇÃO! VOCÊ ESTÁ NO:

Ponto 2 do Percurso Estruturas.
Ponto 16 do Roteiro Geral.

A edificação de esquina entre a Rua Felipe Schimidt e a Praça XV, que podemos ver daqui, abrigou por um tempo a Faculdade de Direito de Santa Catarina. Hoje ela é duas lojas de roupas masculinas divididas em dois ambientes. Criada em 11 de fevereiro de 1932, foi a primeira célula do que veio a se tornar a Universidade Federal de Santa Catarina. A Faculdade veio do Instituto Politécnico, criado por volta de 1922, primeira instituição de ensino superior da capital. Veja as fotos abaixo e observe a esquina:

Nos vestibulares, as provas tinham matérias como álgebra, geometria, trigonometria, geografia, história, instrução moral e cívica, desenho, física, química, história natural, cosmografia e filosofia. Na primeira turma de Direito em Florianópolis, foram 23 alunos matriculados, todos eles homens. Naquele contexto, as mulheres ainda eram vistas apenas como donas-de-casa e mães. Sobrava para elas a carreira do Magistério, visto como uma oportunidade para ganhar a vida.

Na década de 1930 ilha passava por um período que muitos opinaram decadente. Enquanto o Planalto de Lajes e o Vale do Itajaí se industrializavam, a cidade não tinha nenhum tipo de indústria forte. A Faculdade era uma forma de movimentar a dinâmica da cidade.

Os exames de provas ou apresentação de teses reunia os moradores da ilha, em eventos poderiam durar várias horas e convidados de outros estados podiam participar. Haviam concursos realizados na faculdade também que atraíam senhoras “bem vestidas, moças, magistrados”... Em breve, a Faculdade de Direito foi transferida para uma sede própria, na Rua Esteves Jr., nº 11.

Depois, emergiram outras instituições de ensino superior, as quais, juntas, também fundaram o campus universitário federal, como: Ciências Econômicas (1943, Avenida Hercílio Luz, nº47), Odontologia (1946, Esteves Júnior, nº 93), Farmácia (1946, Esteves Júnior, nº 1), Filosofia (1952, Bairro Trindade), Medicina (1957, Rua Ferreira Lima) e Serviço Social (1956, Vítor Konder, nº 53).

Legenda: Fazenda Assis Brasil onde foi construída a UFSC, nos anos 1950

Próxima parada

Caso você tenha chegado aqui agora e quer continuar descobrindo histórias da cidade, você pode escolher fazer o Roteiro Geral ou o Percurso Estruturas, indicados. Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.

Se você está seguindo as pistas do Roteiro Geral, vamos tomar um cafézinho? Para descobrir o próximo ponto:

Procure a Caixa de Luz que está em frente à Livraria Catarinense, do lado da Rua Felipe Schimitd. A Livraria se localiza na esquina da Rua Felipe Schmidt com a Rua Trajano.

Se você está seguindo as pistas do Percurso Estruturas, vamos também tomar um cafézinho? Para descobrir o próximo ponto:

Procure a Caixa de Luz que está em frente à Livraria Catarinense, do lado da Rua Felipe Schimitd. A Livraria se localiza na esquina da Rua Felipe Schmidt com a Rua Trajano.


Este texto foi elaborado com base nas seguintes pesquisas:

O Curso de direito e o Centro de Ciências jurídicas: histórias e percepções, por Glauco Backes, publicado no livro UFSC: 50 anos de 2010

Cofre Aberto, por Renato Barbosa, publicado em 1982